Luisa Pinto Leite

Desde que me lembro que a minha vida esteve ligada à arte. Em criança sempre pintei e desenhei nos tempos livres, era um dos meus passatempos favoritos.

Os meus estudos nos últimos anos do liceu foram na área das artes. Quando acabei o liceu frequentei o IADE e a Academia dos Amadores de Música. Durante esta fase da minha vida casei e fui mãe, por esse motivo optei por acabar apenas o curso de Desenho e Pintura.

Ser mãe para mim, também se tornou um projecto prioritário, tendo a sorte de ter 5 filhos em 8 anos. Apesar de ter trabalhado em duas fábricas de azulejos durante esta fase, foi sempre em part-time pois em primeiro lugar esteve o tempo para os meus filhos.

Nos 10 anos seguintes decidi ficar em casa a tempo inteiro. Sempre tive consciência que nem todas as mães podem optar por uma decisão destas e tentei aproveitar ao máximo essa sorte. Tanto nos tempos de estudo como nos tempos livres, de férias, festas ou brincadeiras dos meus filhos usei sempre a criatividade, a música, a pintura, os livros, os passeios e a imaginação.

Quando os meus filhos cresceram e começaram a ficar autónomos senti necessidade de recomeçar a desenvolver alguma actividade em que estivesse de novo ligada à arte.

Com a intenção de ocupar um tempo de férias da minha filha mais nova de forma criativa, surgiu a hipótese de organizar ateliers de arte para crianças, tendo desde então, organizado ateliers cujo objectivo é despertar o gosto pela arte e pela cultura dando a perceber às crianças que todos podemos criar algo de novo usando a imaginação.

Com este objectivo, este ano criei um programa de pintura, para crianças e para adultos, em que trabalho a linha, a cor, o desenho à vista, as texturas e a iniciação à escultura. Paralelamente enquadro as principais correntes artísticas que marcaram a evolução da pintura e da escultura ao longo dos tempos, tentando ao longo do trabalho que as pessoas consigam descobrir qual o estilo ou a corrente com que se identificam.

Proposta de valor: Despertar nas pessoas a consciência de que possuem dentro de si uma competência artística adormecida é o meu desafio pessoal.



Luisa

Sem comentários:

Enviar um comentário